TUTORIAL | Como usar o seu GPS para gastar menos tempo e combustível
Um importante recurso disponível no iGO e que poucos conhecem, é a otimização de rota, aonde pode usar o seu GPS para gastar menos tempo e combustível em uma rota.
Além de endereços, também é possível otimizar os pontos de referência (pontos de passagem) e POIs (pontos de interesses) inseridos entre a origem e o destino em uma rota.
Este recurso ajuda na reordenação da sequência do pontos maximizando a eficiência na economia de tempo e combustível do trajeto de acordo com o método de cálculo de rota definido na sua viagem.
Otimização de rota e pontos de referência
O procedimento é simples, o qual vou mostra para você logo abaixo:
1. Na tela do mapa, dê um clique longo em e, em seguida, em (“Minha rota”).
2. Na próxima tela se não houver uma rota criada/ativa, clique em (“Criar rota”). Insira quantos pontos de referência desejar, além do destino (ponto final), clicando em .
3. Cada vez que adicionar um novo ponto, utilize o atalho abaixo do último endereço da lista para inserir o próximo endereço até ter uma lista vários locais, sendo que o último deles será o destino (ponto final).
4. Clique em para que a rota seja calculada com os parâmetros definidos previamente pelo usuário.
5. Siga o passo 1 apresentados anteriormente.
6. Na tela próxima tela clique em (“Editar rota”) para abrir uma tela como na imagem abaixo:
7. Clique em para exibir as opções de otimização, como na imagem abaixo:
8. Clicando em (“Otimizar rota”) o iGO vai alterar a ordem dos endereços a fim de obter a sequência mais eficiente possível (rápida, curta, econômica, etc. conforme o seu ajuste).
9. Clicando em (“Otimizar pontos de referência”) o iGO vai alterar a ordem somente dos pontos de referência mantendo o destino como fixo.
Resumindo teremos 2 opções de otimização:
a) OTIMIZAR ROTA: O trajeto será percorrido pelos pontos em sequência, do mais próximo até o mais distante.
b) OTIMIZAR PONTOS DE REFERÊNCIA: O trajeto será calculado de modo a maximizar a eficiência do percurso sem alterar o último destino (ponto final).
Este tipo de otimização é particularmente interessante para usuários que têm de sair para cumprir uma rota com várias paradas e no final retornar ao local de origem por exemplo: Um entregador que deve distribuir encomendas de Sedex em uma cidade – basta que ele indique todos os locais de entrega na lista de pontos de referência e seu local de saída como destino (ponto final) para que o iGO maximize a eficiência de seu trajeto ou até uma viagem de passeio que deseja visitar vários pontos turísticos. Inclusive a gastar menos combustível.
Reordenar os pontos manualmente
Seguindo o passo 1 anteriormente descritos e clicando em (“Editar rota”), supondo que a rota já tenha sido criada, o usuário poderá clicar no botão (“Mais…”) e depois em (“Reordenar”) para criar a sequência de forma manual:
Clicando nas setas laterais poderá reordenar manualmente a ordem dos pontos de referência, de acordo com as suas preferências, modificando, se necessário, as escolhas otimizadas pelo navegador.
Chegamos ao fim de mais tutorial, caso tenha alguma sugestão fique a vontade para pedir nos comentários.
Espero que esta dica tenha ajudado você a aprender a usar o seu GPS para gastar menos tempo e combustível… forte abraço para você e toda sua família!!!
Até a próxima!!!